É fundamental a partir do momento que decidimos partilhar 12 a 15 anos da nossa vida com um cão independentemente da raça que coloquemos uma série de questões que ajudarão a decidir se de facto existe disponibilidade emocional, temporal, financeira para ter um cão e garantir a felicidade e bem-estar do cão e do seu agregado familiar.

Das coisas mais importantes e imperativas quando se procura um cachorro é encontrar um criador sério, honesto, transparente com disponibilidade para falar e mostrar os seus cães, que realiza todos os testes de despiste de doenças necessárias para garantir a qualidade, saúde e longevidade dos seus cachorros. Que procura ajudar a perceber que tipo de cão é o mais indicado em função ao estilo de vida, expectativas, objectivos, local de habitação do tutor. E sobretudo que irá manter seguimento dos seus cães nas novas famílias estando sempre disponível a ajudar e a aconselhar.

Seleção criteriosa

Estamos comprometidos em fazer parte da criação, melhoramento e expansão desta raça que é fruto de uma seleção rigorosa do pastor alemão de pêlo comprido e costas direitas desde há 40 anos, o primeiro clube da raça a editar os pedigrees DSV foi fundado em 1975 por Theodor Hofmeister / Jeerhof, no entanto a raça existe há mais de 60 anos.

É primordial para nós uma seleção rigorosa e constante para garantir cães bons e saudáveis. Importante também é o conhecimento das diversas linhagens de forma a escolher melhor os nossos futuros reprodutores, assim como planifiar com imensa ponderação, reflexão o nossos casais e sobre aquilo que poderão transmitir à descendência.

Somos muito rigorosos em trabalhar sem consanguinidade. Procuramos produzir cães não só morfologicamente consoante o estalão da raça mas também a nível de caráter cães equilibrados, estáveis, confiantes, corajosos, amigáveis, fiéis, como os nossos reprodutores.

Todos os nossos cães estão inscritos no clube da raça, têm pedigree IHR, têm pais, avós, bisavós isentos de displasias e mielopatia degenerativa e são submetidos a rigorosos exames de saúde ao 15 meses de idade sendo estes o despiste de displasia da anca, cotovelo, teste de mielopatia degenerativa (MD), teste de nanismo (NAH) assim como perfil ADN para garantir a parentabilidade.

Seleção de caráter e comportamento

Para nós criar uma raça de cães não se baseia somente no aspeto físico do cão mas sim sobretudo no seu temperamento e capacidade de trabalho que definem a raça. Uma das características mais importantes nos Altdeutscher Schäferhund é a sua versatilidade no desporto e no trabalho ao mesmo tempo que se mantém um cão equilibrado, confiante, e de família. Estes cães tem um temperamento muito próximo do homem e são conhecidos pela sua vontade em agradar. Apesar disso é imperativo um criador ter em atenção e fazer um bom trabalho de selecão do caráter dos cães que pretende usar para a sua criação pois essas características serão transmitidas aos cachorros. O criador deve-se comprometer em habituar desde tenra idade os cachorros a vários estímulos sonoros, sensitivos e afetivos nomeadamente barulhos domésticos, rurais, citadinos, contacto com outros cães, animais e pessoas, vários tipos de pisos e materiais para ensinar ao cachorro como reagir a novidades e estar apto a ir viver com a sua nova família.

Despiste de doenças

Displasia da anca e cotovelo (HD & ED)

Qualquer raça de cão deve ser despistado para a displasia de anca e cotovelo, sobretudo as raças médias a grandes. Sendo uma doença multifatorial com preponderância nos fatores genéticos deve-se garantir ao escolher o criador que este mostre os despistes dos pais. Os nossos cães fora escolhidos a dedo tendo despiste de displasia negativa nos seus antecedentes familiares visto que a doença poderá ascender a 4 gerações.

Mielopatia degenerativa (MD)

Um cão pode ser saudável (N/N), portador (N/DM) ou afetado (DM/DM). Um cão afetado pode desenvolver a doença aos 7-9 anos de idade (por vezes mais precocemente, por vezes nunca). A mielopatia degnerativa pode ser muitas vezes confundida com a displasia mas são doenças totalmente diferentes e o cão com MD poderá ter o despiste de displasia negativo. Esta doença atinge a medula espinhal de forma progressiva levando a atrofia da musculatura dos membros traseiros que leva a uma marcha irregular, fraqueza muscular, cão que anda torto e termina na paralisia total das patas traseiras. Esta doença, ao contrário da displasia, é passivel de ser erradicada se todos os criadores testassem os seus cães e evitassem a cruza de portadores ou sujeitos afetados. Estatisticamente está demonstrado que de 2432 pastoes alemães testados para a MD 1236 são saudáveis (51%), 779 são portadores (32%) e 417 são afetados (17%). Percebe-se assim que a população de pastores alemães, apenas metade são saudáveis!

Daí os clubes da raça Altdeutscher Schäferhund estarem tão empenhados em despistar e remover da criação cães afetados e proibir cruzamentos de cães portadores.

Nanismo hipofisário (NAH)

Como a mielopatia degenerativa, o nanismo hipofisário existe sob a forma de cães portadores ou afectados. Os portadores são os que transmitem o gene sem ter qualquer tipo de aparência de nanismo, os afetados são cães que sofrem de nanismo, deixam de desenvolver aos 2 meses de idade, têm baixa estatura, são estéreis e a esperança média de vida é de cerca de 4-8 anos. Todos os cães devem ser testados para o NAH e é proibido realizar cruzas com dois portadores para assim garantir que nunca sairá um cão com doença de nanismo na ninhada.

Esperamos que tenha achado útil este artigo, estamos disponíveis para tirar as suas duvidas ou questões e empenhados no bem estar dos nossos cães e no futuro dos nossos cachorros.

Bem vindos.

Desejamo-vos as boas vindas ao nosso site e à nossa página de criação de Pastor Alemão de Linhagem Antiga (Altdeutscher schäferhund).

Estamos localizados em Setúbal numa Quinta rodeada de natureza e vista para a serra a 30 minutos de Lisboa.

criação de pastor alemão, pastor alemão, pastor alemão venda, pastor alemão puro, canil pastor alemão, pastor alemão bebé, comprar pastor alemão, canil pastor alemão pelo longo, pastor alemão pelo longo, pastor alemão pelo curto