O que é o nanismo hipofisário?

O Nanismo Hipofisário é uma forma de nanismo resultando da hipoplasia congénita hereditária da hipófise. A hipófise é uma área no cérebro que regula a produção de certas hormonas, entre elas as hormonas do crescimento . O resultado da hipoplasia é um cachorro com um desenvolvimento extremamente lentificado, ou seja, à idade adulta o cão terá o peso e aparência de um cachorro de 2 a 3 meses com problemas severos de pele (a hormona do crescimento está também implicada no crescimento do pêlo e a sua ausência leva a grandes placas de alopécia e um pêlo deficiente e lanudo). O estado geral do cão degrada-se rapidamente, as suas funçoes hepaticas e renais deterioram-se progressivamente.

Quais os sinais do nanismo hipofisário?

Os sinais são apercebidos no decorrer dos primeiros meses de vida com uma grande diferença de desenvolvimento do cachorro em relação aos seus irmãos, sendo esta perceptível a partir das 5 semanas e evidente a partir dos 2 meses.

O cachorro não cresce e mantém aspecto de cachorro, sendo que um cão adulto não ultrapassa os 10kg que seria o peso que teria aos 2 meses numa situação normal.

As cartilagens de crescimento mantêm a sua forma juvenil e o esqueleto não ossifica. Uma displasia folicular importante é visível com um pêlo de aspeto lenoso próximo da penugem do cachorro e o pêlo adulto não cresce. No corpo a penugem acaba por cair deixando a pele exposta. Normalmente a cabeça e membros são poupados desta alopécia. Outros problemas de saúde poderão estar associados como hipotiroidismo, malformações ósseas e dentárias assim como malformações cardíacas. Problemas de comportamento podem surgir, podendo o cão apresentar-se como pouco reativo com fases de agressão inexplicada. Um cão com nanismo hipofisário não é capaz fisiologicamente de se reproduzir.

nanismo hipofisário pastor alemão, pituitary dwarfism german shepherd

Comparação de cães da mesma ninhada, o da esquerda normal, o da direita com nanismo hipofisário

Como diagnosticar o nanismo hipofisário?

Não existe um teste específico para diagnosticar o nanismo hipofisário sendo os critérios sobretudo clinicos com um nanismo harmonioso (as proporções do cão são respeitadas com um aspeto juvenil acentuado) e uma displasia folicular são sinais que podem alertar para este diagnóstico.

Existem no entanto rastreios com uma análise de ADN que poderá informar se o cão é portador ou não do gene responsável por esta patologia.

Através de um simples esfregaço bucal e de uma análise de sangue, o laboratório veterinário realiza o teste de ADN e o teste NAH que permite saber se o cão é homozigótico normal (saudável), heterozigótico (portador) ou homozigótico com o gene (doente).

Como testar para o nanismo hipofisário

Através deste teste ADN consegue-se de forma fidedigna despistar nos reprodutores para adaptar os cruzamentos de forma a evitar o nascimento de cachorros doentes e de propagar a doença pela raça. Cada cão herda um alelo de cada um dos seus progenitores. O alelo com o gene poderá estar alterado (mutação) e levar à expressão da doença e ser transmitido à descendência.

Quais os resultados possíveis com o teste ADN do nanismo hipofisário?

NAH / NAH: homozigótico para a mutação do gene= DOENTE: o cão tem nanismo hipofisário

N / NAH: heterozigótico para a mutação do gene= PORTADOR: o cão não terá nanismo hipofisário no entanto poderá transmitir o gene à sua descendência.

N / N: homozigótico sem mutação do gene = SAUDÁVEL: o cão não tem nanismo hipofisário nem irá transmitir à sua descendência.

Tabela dos cruzamentos possíveis

Genótipo Identificação Fertilidade Compatível com Risco de transmissão
NAH/NAH Homozigótico doente Impossível/ estéril 0 0
N/NAH Heterózigótico portador Normal apenas N/N 50% de portadores
N/N Isento Normal N/N ou N/NAH 0%

 

Qualquer cruzamento levando a cães doentes 

é proibido nos clubes de raça do  Altdeutscher 

Schäferhund

Genótipo N/N (Isento) N/NAH (Portador)
N/N (Isento) 100% isentos 50% isentos

50% portadores

N/NAH (Portador) 50% isentos

50% portadores

25% isentos

50% portadores

25% doentes

Com o objetivo de cessar e evitar o desenvolvimento desta doença os clubes da raça recomendam que todos os cães sejam testados e que os portadores sejam cruzados com cães saudáveis apenas.

Qual o tratamento para o nanismo hipofisário?

Infelizmente até à data não existe nenhum tratamento adaptado ao nanismo hipofisário. Existem no entanto um método permitindo melhorar a carência de hormona do crescimento e que consiste na administração regular (semanal) de hormona de crescimento humana. Este método de custo muito elevado é apenas útil a curto termo e deve ser iniciado o mais precocemente possível na vida do cachorro. O sistema imunitário do cão ao longo do tempo produz anticorpos que irão reduzir a ação da hormona e levando à redução da sua eficácia.

Qual o prognóstico do nanismo hipofisário?

cão com Nanismo Hipofisário

O prognóstico de sobrevida de um cão tendo nanismo hipofisário é sombrio, sendo a expectativa de longevidade cerca de 3 a 8 anos.

Como se testa o nanismo hipofisário?

Pode-se encomendar kits de teste nos clubes da raça ou ir a clinicas ou hospitais que realizem esses rastreios através de analises de sangue e esfregaço bucal.

Qual a posição dos clubes da raça Altdeutscher Schäferhund?

Os criadores afiliados dos clubes comprometem-se a testar para o NAH sempre pelo menos um dos progenitores antes de qualquer cruzamento ou ambos os progenitores caso o primeiro testado seja portador de modo a evitar a propagação da doença.

Os clubes da raça tais como o NBVK e IHR incentivam todos os outros criadores e paticulares mesmo não afiliados a despitar para o NAH.

Bem vindos.

Desejamo-vos as boas vindas ao nosso site e à nossa página de criação de Pastor Alemão de Linhagem Antiga (Altdeutscher schäferhund).

Estamos localizados em Setúbal numa Quinta rodeada de natureza e vista para a serra a 30 minutos de Lisboa.

criação de pastor alemão, pastor alemão, pastor alemão venda, pastor alemão puro, canil pastor alemão, pastor alemão bebé, comprar pastor alemão, canil pastor alemão pelo longo, pastor alemão pelo longo, pastor alemão pelo curto