Joana Ferreira
Treinadora especializada em Reabilitação Comportamental
Dona da Nox Von Silfrohn
Contactos e redes:
https://www.instagram.com/equinoxk9project/
https://www.facebook.com/profile.php?id=100094147159460
equinoxk9project@gmail.com
Actualmente é muito mais comum ouvirmos falar na sociabilização que se deve dar aos nossos novos cachorros e a sua importância, mas em que é que consiste exatamente?
Todos os cachorros passam por uma fase de desenvolvimento crucial em que irão absorver todas as experiências que tenham, positivas ou negativas, duma forma muito mais marcante e que poderá cimentar o seu comportamento, em algumas circunstâncias mesmo para a vida. Nós chamamos a isto a “janela de sociabilização”, que decorre praticamente desde que o cachorro nasce até sensivelmente às 16 semanas de vida.
Durante este período os nossos cachorros são como esponjas, pelo que é a nossa responsabilidade de os expor ao máximo a tudo o que existe no nosso mundo, de uma forma segura, e ajudá-los a perceber como deverão reagir em cada situação.
Uma das partes mais importantes desta sociabilização é a comunicação com outros cães, que lhes permite aprender a “ética canina”, que lhes mostra que atitudes serão consideradas “educadas” ou “rudes” entre os da sua espécie, tal como nós aprendemos desde pequeninos a como nos comportar em sociedade.
Para conseguirmos alcançar isto da melhor forma, não será deixando os nossos pequenos cachorros interagirem com todos os cães que vêem na rua. Infelizmente este é um conceito bastante comum mas errado, pois pode levar a encontros desagradáveis, com animais que nunca aprenderam esta “ética” devidamente, e poderão passar comportamentos indesejados aos nossos patudos. Por outro lado pode originar uma excitação exagerada ou reactividade sempre que vêem outro cão, pois estarão sempre na expectativa dessa interacção.
O segredo aqui está em nós, como tutores, nos responsabilizarmos por estas interações e garantirmos aos nossos cachorros a maior possibilidade de sucesso. Conseguimos isso organizando encontros controlados, com cães que já conhecemos e que sabemos serem equilibrados e um óptimo exemplo para o nosso futuro parceiro. Mas nem toda a gente tem a sorte de conhecer e conviver com um cão bem ajustado, e poderão sentir dificuldade em encontrar interacções sociais positivas para o seu cachorro nesta fase tão importante. E é aqui que a Quinta Silfrohn mais uma vez faz um trabalho fenomenal de apoio às suas famílias, proporcionando a reintegração dos jovens patudos na sua matilha.
A matilha da Quinta Silfrohn é composta por 14 Pastores Alemães de Linhagem Antiga, de diversas idades, aos quais lhes é permitido viver em liberdade na quinta, tendo a sua estrutura social extremamente bem definida, e onde comunicam entre si de uma forma equilibrada, respeitadora e justa, na sua forma mais natural.
Devido ao trabalho fabuloso da Inês e do João, estes cães estão habituados desde pequenos a sociabilizar com todos os cachorros de todas as ninhadas produzidas na quinta, e são um fator fulcral no seu desenvolvimento nos primeiros 2 meses de vida, sendo professores exímios e mostrando-lhes exatamente como um cão se deve comportar, desde como brincar, respeitar limites e espaço, como comunicar, e todo um conjunto de “nuances caninas” que nós como seres humanos nunca seremos capazes de reproduzir.
Permitir que os vossos cachorros Silfrohn regressem à quinta para um reencontro com a matilha, seja por algumas horas ou por alguns dias, será sempre extremamente benéfico para eles, pelo que estarão inseridos num ambiente familiar, controlado e acima de tudo, equilibrado e saudável.
É raro encontrar criadores tão dedicados a garantir o melhor começo de vida possível para todos os seus cachorros, e que consigam manter uma matilha tão grande e funcional, na qual podem confiar plenamente no seu trabalho como mentores.
Considero este trabalho de sociabilização algo que deveriam definitivamente priorizar nos primeiros meses de vida dos vossos cães, e garantidamente verão os seus frutos em várias vertentes do comportamento dos patudos.
Os cães Silfrohn têm todo o potencial para se tornarem cães adultos bem ajustados e preparados para qualquer desafio que lhes seja proposto, desde um perfeito cão de família protetor, ao maior desportista e aventureiro.
Só nos cabe a nós ajudá-los a atingir todo esse potencial.
Bem vindos.
Desejamo-vos as boas vindas ao nosso site e à nossa página de criação de Pastor Alemão de Linhagem Antiga (Altdeutscher schäferhund).
Estamos localizados em Setúbal numa Quinta rodeada de natureza e vista para a serra a 30 minutos de Lisboa.