Preparar a chegada
Introdução do seu cachorro sendo extremamente curioso irá explorar o seu novo ambiente. Para tal terá de garantir a sua segurança e proteção:
– Apanhe tudo o que o possa ferir ou ser engolido.
– Delinear as zonas onde ele poderá estar e limite os locais onde ele não terá o direito de estar (as barreiras poderão ser uma boa solução temporária).
– Defina o local próprio dele onde irá dormir e comer.
– Escolha o tipo de alimentação mais adequado para o seu cachorro e para si (procure informações com o criador ou o veterinário para ser aconselhado).
– Tenha o enchoval pronto (mantas, cama, comedouro, bebedouro, brinquedos, coleira, trela, harnês, escova).
Primeiro trajeto de carro
As primeiras viagens de carro poderão ser uma fonte de stress e ansiedade para o seu cachorro e ter um impacto negativo ao longo de toda a sua vida se forem mal geridas e ensinadas.
O caminho para o seu novo lar deverá ser idealmente realizado a dois. O condutor que terá de conduzir de forma calma e pouco brusca e o cuidador que ficará com o cão aos seus pés e o tranquilizará com a voz e carícias. É importante o cachorro sentir-se seguro e em ambiente calmo.
Caso esteja sozinho para o ir buscar, não o deixe livremente no carro e opte por uma jaula ou transportadora especificamente desenhada para trajetos de carro. O seu cachorro estará assim seguro e você também.
Uma vez habituado, o seu cão estará sempre motivado para subir para o carro pois será sinónimo de passeio e descobertas!
Primeiros encontros
O mais importante logo desde início será de criar uma relação com o seu cachorro. Ele tem de aprender a conhecê-lo e compreender que é a sua nova família e sinónimo de amor, carinho, proteção, confiança. é importante ter paciência nesta etapa.
Se já tem animais é primordial que o primeiro contacto seja positivo e controlado de forma a ser uma boa experiência para todos. Para tal aconselhamos a não forçar, sobretudo se for para iniciar um relacionamento gato/cão. Os gatos precisam do seu tempo e de fazer as coisas ao seu ritmo e maneira.
Entre cães, o encontre será de dia, de preferência em terreno neutro, evitar encontros em casa ou no jardim/terreno, mas sim realize o encontro no exterior com trela e controle a situação para evitar agressões.
Primeira noite na nova casa
A primeira noite nunca é fácil, o cachorro vai procurar a presença reconfortante da mãe e irmãos e poderá chorar as primeiras horas.
Não deixe o seu cachorro sozinho as primeiras noites, ele está muito angustiado pela separação e vai procurar reconforto consigo. Dependendo da situação peça opinião e ajuda ao criador.
Nunca deixe nada de potencialmente perigoso à proximidade do cachorro sem vigilância.
Condicione um espaço seguro não muito grande (espaços grandes dão sensação de menor segurança, os cachorros gostam mais de algo que lhes pareça uma toca) e perto de si onde ele poderá dormir, com a sua manta e cama. O criador por vezes poderá fornecer uma manta com os cheiros da mãe e irmãos que ajuda a acalmar o bebé.
Aconselhamos o uso de um crate com uma manta por cima que mimica uma toca e um refúgio onde o cachorro se sentirá seguro.
Um cachorro dorme em média 80% do tempo, sendo o descanso indispensável para o seu desenvolvimento e crescimento por isso, não o perturbe durante o sono.
Primeira visita veterinária
Esta não será a primeira visita para o seu cachorro pois antes de lho ser entregue já terá sido observado e vacinado, no entanto as primeiras visitas podem ser stressantes e frequentemente pouco agradáveis para o seu cachorro. Peça ao seu veterinário para lhe dar uma recompensa, ou leve consigo brinquedos e guloseimas para o seu cachorro associar a visita a algo de agradável e não somente dolorosa.
Primeira educação
O nome
O seu amoroso bebé pode ainda não conhecer o seu nome mas aprende rapidamente. Um método muito simples e rápido é baseado no reforço positivo e que consiste em associar algo positivo ao seu nome. Recompense dando guloseimas sempre que o chamar fazendo pelos seguintes passos:
– chame o seu cachorro
– se ele olhar para si faça uma grande festa exclamando “bravo”, “quem bem” (o que preferir) e reforcem imediatamente a recompensa com a guloseima.
Lembre-se que sendo um cachorro não deve exceder os exercícios por mais de 5 minutos por dia e uma ordem de cada vez. Pouco a pouco poderá remover a guloseima mas nunca esqueça a festa e a felicitação verbal.
A limpeza
O inicio da aprendizagem ocorre no seio do criador e da sua mãe. No entanto deve estar consciente que o seu cachorro não será logo asseado à sua chegada.
Mantenha a calma, a aprendizagem da limpeza leva tempo e necessita de Paciência. Não se deve castigar os esquecimentos e descuidos do cachorro se não forem apanhados no momento.
Não serve de nada pegar no cachorro, esfregar-lhe o nariz no xixi e/ou ameaçar com um jornal, o cachorro ainda é muito bebé para entender e poderá ficar assustado e perder a confiança em si.
´Quando apanhado em flagrante, diga “não”, “feio” e leve-o para o exterior e pouse-o onde pretende que ele realize as necessidades. Ele vai entender com o tempo que será ali que pretende que ele faça. Deve sempre que ele tiver sucesso recompensá-lo com muitas festas e louvores!
Para tornar esta tarefa mais fácil aconselhamos a sair com o seu cachorro de 2/2 ou 3/3h sobretudo após comer, dormir e brincar, momentos onde costumam ter de se aliviar. Se conseguir antecipar as situações, tornará tudo muito mais simples.
Nunca se esqueça:
– um cachorro que acorda faz xixi alguns minutos depois, proponha uma saída logo a seguir ao acordar sem precipitações.
– um cachorro que come e bebe faz as suas necessidades regra geral nos próximos 15 minutos, deve ser proposta uma saída calma e sem brincadeiras (sobretudo para evitar torções de estômago após a refeição).
– um cachorro mostra sinais eminentes antes de fazer as necessidades (procura e cheira o chão, dá voltas).
– um cachorro tem uma capacidade de aguentar a bexiga cerca de 2 a 3 horas aos 2-3 meses, haverá portanto acidentes durante a noite, a não ser que se comprometa a levá-lo ao exterior durante a noite os primeiros meses. Tem de perceber que ele é fisicamente incapaz de se conter mais tempo, por isso, não o castigue!
– nao limpe o xixi ou cocó diante do cachorro e não use produtos de cheiro intenso como lixívia, esses produtos são tóxicos e o seu cheiro incentiva a recomeçar.
A solidão
A aprendizagem de ficar sozinho deve ser feita imediatamente. Mesmo que fique de coração partido e que não o queira deixar, é importante de o habituar o mais cedo possível, sendo assim mais fácil num cachorro que com um cão juvenil.
Deve mentalizar-se que a solidão poderão levar ao seu cachorro a chorar e a ter comportamentos menos desejados como a destruição. Seja progressivo. Saia alguns minutos de casa em alturas diferentes do dia deixando brinquedos e coisas para roer e se ocupar. É muito importante no momento de saída ignorar o cachorro, não mostre nem manifeste tristeza, ansiedade, remorso. O mesmo se aplica no regresso. Deixe passar o momento de excitação e quando estiver calmo é que o acaricia tranquilamente. Não deixe que o cachorro se torne ansioso na sua partida e na sua chegada, a sua postura em relação a isso irão ditar os sentimentos dele. Caso haja um descuido ou asneira, apanhe ou limpe sem ele ver.
Se lhe der atenção após qualquer asneira, irá incentivar o seu cachorro a repetir.
Bem vindos.
Desejamo-vos as boas vindas ao nosso site e à nossa página de criação de Pastor Alemão de Linhagem Antiga (Altdeutscher schäferhund).
Estamos localizados em Setúbal numa Quinta rodeada de natureza e vista para a serra a 30 minutos de Lisboa.