Aruk – Pastor Alemão de Linhagem Antiga

A 19 de Maio de 2021 o Aruk faleceu com uma torção de estomago.
Foi um duro golpe para o nosso projecto de criação e uma perda pessoal indescritivel.
Era o nosso cão-cão…
Nada o vai substituir, e esta é a sua homenagem.

O Aruk – Pastor Alemão de Linhagem Antiga é o macho da nossa criação e por isso foi o primeiro a ser adquirido. Procuramos cerca de 2 anos por um cão das linhagens e da cor pretendida e finalmente conseguimos após muita espera que o Aruk viesse fazer parte da nossa família.

O Aruk é o pilar da nossa criação e pioneiro da raça em Portugal, aguardamos cerca de 2 anos para finalmente conseguir obter um macho desta cor desta magnífica raça única e apaixonante que pretendemos dar a conhecer na Península Ibérica.

Tem como característica a cor ser lobeiro cinzento prateado, que é uma cor bastante pouco encontrada e difícil de obter sem consanguinidades e que seja de boas linhagens. (Saiba mais sobre as cores permitidas no standard da raça).

O Aruk é um macho grande e possante com pelagem espessa e farta, olhos amarelos penetrantes que lhe conferem uma beleza ímpar e não deixa ninguém indiferente. É um cão extremamente meigo, imensamente brincalhão e dedicado à família, protetor dos donos e membros familiares sejam eles humanos ou animais. Muito ágil, atlético e com imensa força de explosão, participou em competições de agility e iniciou agora o desporto de tração.

Além disso é um ótimo cão de guarda destemido dando sinal à menor suspeição e defendendo corajosamente o seu território.

Com crianças é atencioso e delicado, sempre pronto para a brincadeira e extremamente paciente. Está socializado com quaisquer situações e é um cão extremamente equilibrado sem medos, reatividade ou agressividade, tudo qualidade que são procuradas, avaliadas e desejadas nesta raça.

Temos imenso orgulho em poder apresentá-lo e iniciar com ele o nosso projeto de dar a conhecer esta raça que está em fase de recuperação em vários países e agora também através dos nossos cães, em Portugal.

Os pais do Aruk são cães excepcionais e o seu pedigree é magnífico. O Northface é a nosso ver o cão de cor lobeiro prateado mais bonito que já vimos e estava decidido termos um filho dele para o tornar pilar da nossa criação. É um cão muito grande, largo, com cabeça bem estruturada, uma cor de pêlo e de olhos e uma máscara de focinho que o tornam um cão que não deixa ninguém indiferente.

A mãe do Aruk é uma cadela possante com muita aptidão pra o desporto praticando canicross e trenó na neve sendo sempre líder de equipa. Sabiamos que deste casal iriam sair cães maravilhosos e não ficamos desiludidos.

Veja os pais do Aruk abaixo nas fotos.

O Aruk tem todas as características dos seus pais, é um cão grande com ótima pelagem e da cor que pretendiamos, além disso tem excelente carácter sendo extremamente meigo e atencioso, tudo cracterísticas que pretendemos transmitir às gerações e que sejam as bases da nossa criação.

O Aruk está isento de displasia da anca e cotovelo com resultado HD:AA e ED:00 assim como negativo para Mielopatia degenerativa (MD), hiperuricémia (HUU), mutação de gene multiresistência a drogas (MDR1), e nanismo hipofisário (NAH) assim como tem todos os parâmetros e características físicas, de carácter e andamentos em concordância com o estalão da raça e aprovado como reprodutor no Clube Alemão da Raça Altdeutscher Schäferhund.

Aruk de La Legende du Loup Noir

DN: 10 de Novembro de 2018

Cor: Lobeiro Cinzento Prateado

Altura: 68cm

Peso: 46kg

DESPISTES RESULTADOS
HD: A/A Isento de Displasia da Anca
ED: 0/0 Isento de Displasia da Cotovelo
MD: N/N Negativo para Distrofia Muscular
MDR1:  N/N Negativo para Resistência Multidrogas
NAH: N/N Negativo para Nanismo Hipofisário
HUU: N/N Negativo para Hiperuricosúria
Pedigree

Pai-Northface de la Legende du Loup Noir

Cor: Lobeiro Cinzento Prateado

Altura: 67cm

Peso: 45kg

Testes: HD: A/A, ED: 0/0; MD: N/N

Mãe-Alys de la Legende du Loup Noir

Cor: Lobeiro Cinzento Prateado

Altura: 63cm

Peso: 32kg

Testes: HD: A/A, ED: 0/0; MD: N/N

Avô Paterno

Chaska Son of Apache dit Chief

Cor: Lobeiro Cinzento Prateado

HD: A/A, ED: 0/0; MD: N/DM; DIL: D/d

Avó paterna

Jivan Chayaa de La Legende du Loup Noir

Cor: Lobeiro Bege

HD: B/A; ED:0/0; MD: N/N

Avô Materno

Aklip from New Wilka

Cor: Lobeiro Cinzento Prateado

HD: A/A, ED: 0/0; MD: N/DM

Avó Materna

Legend of Darkness Emine

Cor: Lobeiro Cinzento Prateado

HD: A/A; ED: 0/0; MD: N/N; MDR1: +/+, DIL: D/D