As saídas e passeios

As saídas são fundamentais para o bom desenvolvimento do cachorro. Os estímulos intelectuais da descobertas de um novo ambiente favorizam a criação de neurónios. Deve alterar regularmente o ambiente dos passeios e saídas.

O seu cachorro é um animal social, por isso terá necessidade de encontrar amigos. Bem evidentemente deve-se escolher cães equilibrados que não irão assustar ou aleijar o cachorro. Até aos 4 meses o cachorro está em fase de impregnação. Ele regista tudo o que vê em positivo ou negativo. é por isso que insistimos nos “bons encontros” que são essenciais assim como a descoberta de ambientes variados. Atenção no entanto em não precipitar pois um ambiente demasiado rico com demasiado estímulos (gritos, tráfico intenso, obras, latidos), podem criar medo e impregnar o cachorro. Deve introduzir de forma progressiva todas as situações

Tenha em mente que o jardim não é um ambiente novo ou estimulante o suficiente nem considerado uma saída.

Regras fundamentais para garantir o bom desenvolvimento e a saúde do seu cachorro:

A duração das saídas deve ser limitada consoante a idade do cachorro com a seguinte regra: 5 minutos por mês do cão (se 4 meses a saída não poderá exceder os 20 minutos de cada vez, pode no entanto ser realizada até maximo 3x ao dia, idealmente apenas 2x e sem esforços excessivos mas sim um passeio tranquilo).

Evite esforços violentos no cachorro: até aos 15 meses o cão está em crescimento ósseo e articular, sobretudo os cães de grande tamanho e peso. Deve evitar longos passeios, atirar brinquedos, subir e descer escadas, saltar para o carro… etc Todos estes esforços podem parecer banais mas são traumatizantes para as cartilagens e articulações. Isto poderá levar a problemas do desenvolvimento e gasto articular como a displasia, envelhecimento prematuro das articulações (artrose) assim como lesões do tipo entorse ou rotura ligamentar.

Evite pisos escorregadios ou irregulares! O piso não aderente ou irregular como o chão de pedra polida a areia é fonte de lesão para o cão. Num cachorro em desenvolvimento, o facto de estar exposto com regularidade a piso escorregadio ou muito irregular que o leva a adotar posições não naturais poderá potenciar alterações do desenvolvimento articular nomeadamente aumentar o risco de displasia ou artrose no futuro.

Evite o excesso de peso! O cachorro estando em desenvolvimento as suas articulações ainda estão moles e vão-se moldar e solidificar ao longo dos tempo até o cachorro atingir os 15 meses. Um cachorro que tenha demasiado peso irá desenvolver as articulações de forma diferente potenciando a displasia ou artrose em idade adulta.O cachorro não irá crescer mais por estar gordo, pelo contrário o seu desenvolvimento osteo-articular poderá vir a ficar alterado para o resto da vida!

Evite jogos de puxada de brinquedos! O seu cachorro enquanto estiver a desenvolver os dentes e a mandíbula não deverá realizar jogos de puxar cordas ou brinquedos contra resistência pois isso poderá alterar o desenvolvimento dos dentes e da mandíbula podendo até levar a retrognatismo ou prognatismo e ainda a alterações de anatomia da mordida ou mesmo perda de peças dentárias.

Não deixe o cachorro em espaços abertos sozinho! o cachorro é um bebé e por isso necessita de muito tempo de descanso e sono para desenvolver e crescer. Em média um cachorro dorme cerca de 18h por dia! Por isso é de extrema importância ter um canil, quarto, crate, onde possa colocar o seu cachorro num ambiente calmo sem distrações para poder dormir e descansar de forma adequada. Deixar o seu cachorro solto no quintal ou jardim durante a sua ausência não é saudável para o cachorro que estando cheio de distrações não irá descansar além de que poderá criar ansiedade por se sentir sozinho num ambiente tão vasto e ainda não ter maturidade para “guardar” a casa.

Em suma, resguarde o seu cachorro durante o seu crescimento de situações que possam ser nefastas para o seu desenvolvimento osteo-articular mas não descuide a socialização e trabalho mental para assim garantir que terá no futuro um cão sociável, pronto para qualquer situação, calmo, confiante e sobretudo saudável que o possa acompanhar por muitos anos!
Tempo de atividade em minutos/Idade 2m 3m 4m 5m 6m 7m 8m 9m 10m 11m 12m 13m 14m 15m
Passeio 10′ 15′ 20′ 25′ 30′ 35′ 40′ 45′ 50′ 55′ 60′ 65′ 70′ 75′
Trail Não 5” 10′ 15′ 20′ 25′ 30′ 35′ 40′ 45′ 50′ 55′ 60′ 65′
Escadas Não Não Não Não Não Não Não Pode Pode Pode Pode Pode Pode ok
Jogos de perseguição não 2′ 3′ 4′ 5′ 6′ 7′ 8′ 9′ 10′ 10′ 10′ 10′ 10′
Natação 2′ 4′ 6′ 8′ 10′ 12′ 14′ 16′ 18′ 20′ ok ok ok ok
Saltos/

Agility

não não não não não não não pode pode pode pode pode pode ok
Tração

Canicross

não não não não não não não não não não não não não pode
Cani-btt não não não não não não não não não não não não não pode
Frisbee/

Flyball

não não não não não não não não não não 2′ 3′ 4′ 5′
Puxa-corda não não não não não não pode pode pode pode ok ok ok ok
Mantrailing 5′ 10′ 15′ 20′ 25′ 30′ 35′ 40′ 45′ 50′ 55′ 60′ 65′ 70′
Obediência 5′ 10′ 15′ 20′ 25′ 30′ 35′ 40′ 45′ 50′ 55′ 60′ 65′ 70′
Paddle/

Canisurf

não não não pode pode pode pode pode pode pode ok ok ok ok
Corrida

sozinho

pouco 2′ 4′ 6′ 8′ 10′ 12′ 14′ 16′ 18′ 20′ 22′ 24′ 26′
Brincar

com cães

pouco pouco pouco pouco pouco pouco pouco ok ok ok ok ok ok ok

As atividades mentais

Apenas a atividade física não basta para o seu cachorro. Para o seu equilíbrio psíquico o cão necessita de estímulo psicológico. Não é por nada que o cão é o animal de companhia mais presente nas casas das pessoas, é porque apreciamos as suas qualidade de escuta, atenção e compreensão. Sentimo-nos próximos deles e isto em parte pelas suas capacidades de observação e compreensão do ambiente. é por isto importante de estimular para o ajudar a desenvolver estas aptidões naturais que irão assim evitar um desequilíbrio mental no cão e evitar os comportamentos indesejados. Para isto poderá propor e partilhar várias atividades diferentes

Das atividades mais apreciadas é a exploração e busca. O cão tem capacidades olfativas incríveis, sobretudo a raça pastor alemão, pelo que estimular esta capacidade propondo jogos de busca e procura de objetos (podendo isto ser feito em casa ou no exterior) ou de humanos de tipo mantrailing ou pistagem (podendo ser realiziado com profissionais) será apreciado e divertido. Estas atividades podem ser propostas a partir dos 3 meses.

Poderá também propor a procura de guloseimas. Esconda pelo jardim ou espaço as suas guloseimas preferidas e delicie-se a vê-lo entretido a brincar. Encontra também em lojas especializadas seja online seja loja de animais jogos de inteligência com múltiplas opções interessantes e divertidas assim como objetivos tipo kong onde se esconde a guloseima.

Existem também atividades de tipo cani-paddle e Doga que são atividades divertidas e partilhar!

Bem vindos.

Desejamo-vos as boas vindas ao nosso site e à nossa página de criação de Pastor Alemão de Linhagem Antiga (Altdeutscher schäferhund).

Estamos localizados em Setúbal numa Quinta rodeada de natureza e vista para a serra a 30 minutos de Lisboa.

criação de pastor alemão, pastor alemão, pastor alemão venda, pastor alemão puro, canil pastor alemão, pastor alemão bebé, comprar pastor alemão, canil pastor alemão pelo longo, pastor alemão pelo longo, pastor alemão pelo curto